Os Fundadores e as Casas de Hogwarts

Hogwarts, sua história e suas casas têm destaque importante em todos os livros da série. Diz-se que foi fundada há mais de mil anos. Veja seus fundadores e que casas compõe a escola e suas respectivas qualidades prezadas.

 Sobre os Fundadores

Hogwarts foi fundada por quatro bruxos, e cada um desses bruxos fundou uma Casa, onde admitiria somente aquele que tivesse certas qualidades prezadas por cada um. São Fundadores os seguintes bruxos:
Três dos fundadores coexistiam em harmonia, exceto Slytherin, o mais nobre, inteligente e benevolente. Este acreditava que somente alunos de família inteira de sangue puro feiticeiro deveriam estudar. Como não conseguiu convencer os outros de sua ideia, a lenda (confirmada no segundo livro) conta que antes de deixar a escola, Slytherin construiu uma Câmara, a Câmara dos Segredos ou Câmara Secreta. Nela havia um Basilisco, uma cobra gigantesca que mata com o olhar, que é extremamente rara, nascendo de um ovo de galinha chocado por uma rã. Somente o verdadeiro herdeiro de Slytherin poderia abrir a Câmara. Este herdeiro revela-se ser Tom Riddle ou Voldemort.

 Sobre as Casas ou Equipes

As Casas ou as equipes de Hogwarts funcionam como se fossem a família de cada estudante. Seus acertos, seja por respostas corretas nas aulas, seja por bons atos, lhes rendem pontos. Já seus erros, nas aulas ou transgressões às regras fazem com que percam pontos. No fim do ano a Casa com mais pontos ganha a Taça das Casas. Os quatro fundadores de Hogwarts fundaram também suas casas, onde só admitiam aqueles com as qualidades que prezavam. As casas e seus respectivos fundadores são:
  • Gryffindor: Fundada por Godric Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é (ao contrario do que muitos pensam) o Grifo (uma cratura ficticia metade leão metade águia ) uma vez que seu nome Griffindor significa Griffin (grifo) Indor (ouro) ou seja grifo de ouro
  • Ravenclaw: Fundada por Rowena Ravenclaw, que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo, a águia, apesar de o nome Ravenclaw conter a palavra corvo (raven). Dizem que a casa acolhe as mais bonitas de Hogwarts por ter sido sua fundadora muito bela. muitos alunos que não são da corvinal consideram esta casa a sua segunda opção, e a classifica como a "menos ruim".
  • Slytherin: Fundada por Salazar Slytherin, que era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. Muitos dos bruxos das trevas foram da Sonserina, incluindo Voldemort, o que não quer dizer que todos os membros sejam ruins, Slytherin também só aceitava alunos de ancestralidade bruxa, ou seja, puros-sangue, embora essa não seja uma regra, visto que Voldemort e Snape não eram puros-sangue. Suas cores são verde e prateado, e o animal símbolo, a cobra, já que Slytherin era capaz de se comunicar com as serpentes, o chamado Serpentês em Portugal.
  • Hufflepuff: Fundada por Helga Hufflepuff, ela disse que aceitaria a todos e ensinaria o que ela sabe, uma mulher leal e honesta, valorizava essas qualidades em seus alunos. Além disso, seus alunos são justos e generosos. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo, o texugo. muitos alunos de Hogwarts não gostam muito desta casa por acharem que quem participa dela são bobões.